sobre

O projeto Com Clareza foi fundado por Heloisa Fischer em junho de 2017.

Divulga as diretrizes do movimento mundial pela linguagem clara e estimula o seu uso em ambientes de trabalho, consumo e cidadania no Brasil.

Heloisa Fischer é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Tem especialização em Ciências Sociais pela PUC-Rio, no programa Cultura do Consumo, onde apresentou a monografia Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania. Clique aqui para acessar o pdf completo da pesquisa.

Heloísa é cofundadora do primeiro grupo de estudos acadêmicos em clareza de linguagem, junto com a Prof. Dra. Erica dos Santos Rodrigues, da PUC-Rio.

Colabora com a Agência UFRJ de Inovação. É voluntária no Grupo de Trabalho em Transparência do Observatório Social do Brasil – Seção Rio de Janeiro.

Membro da Plain Language Association International (PLAIN), rede global de profissionais e apoiadores de linguagem clara, ela traduziu a página da PLAIN para o português. Criou e administra o grupo Linguagem Clara Brasil no LinkedIn, hoje em parceria com a PLAIN.

Heloisa Fischer fundou a empresa de comunicação VivaMúsica!, que disseminou a música clássica no Brasil por 21 anos. Criou e dirigiu todos os projetos da marca.

Perfil pessoal no LinkedIn