Posts

PLAIN incorpora grupo brasileiro no LinkedIn

O grupo Linguagem Clara Brasil, no LinkedIn, passou a integrar a rede de fóruns da Plain Language Association International (PLAIN). O acordo, firmado em março, foi comunicado na página do grupo hoje. O grupo Linguagem Clara Brasil foi criado por mim em maio de 2017 com o objetivo de conectar membros brasileiros do LinkedIn interessados… Continue lendo PLAIN incorpora grupo brasileiro no LinkedIn

O botão que prejudica a cidadania

O vazamento de informações pessoais de 50 milhões de usuários do Facebook para uso na campanha presidencial de Donald Trump (por meio dos serviços de mineração de dados da consultoria Cambridge Analytica) é algo que não chega a surpreender. Afinal de contas, estamos todos vulneráveis à combinação entre quatro forças: o botão "Li e concordo… Continue lendo O botão que prejudica a cidadania

Saiu a pesquisa ‘Clareza em textos de e-gov’

Terminei a especialização em Cultura do Consumo na PUC-Rio nos últimos dias de 2017. Entreguei a monografia e emendei com férias para refrescar os neurônios. Tirei o couro deles durante um ano e meio, foi bom dar uma pausa. O título da pesquisa é Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania – Subsídios… Continue lendo Saiu a pesquisa ‘Clareza em textos de e-gov’

Pitch com linguagem clara

Algumas semanas atrás, participei de uma banca para avaliar o pitch de empreendedores do Parque Tecnológico da UFRJ e sinalizar o que poderia ser melhorado. A banca era formada por profissionais de diversas áreas. A mim, coube avaliar se a linguagem estava clara. No jargão do empreendedorismo, pitch é a apresentação de um projeto para potenciais… Continue lendo Pitch com linguagem clara