TV Alerj: clareza em foco

O canal de TV da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro vai dedicar o programa “Rio em Foco” dessa semana ao Movimento pela Linguagem Clara.

Serão três exibições em canal aberto (a primeira já nesta segunda, 12/11, às 22h) e link no YouTube.

Linguagem-Clara_-Rio-em-Foco-12-11
Arte que divulga o programa sobre linguagem clara na TV Alerj

Quem me convidou para o programa da TV Alerj foi Geiza Rocha. Além de curadora e apresentadora do Rio em Foco, ela é dirigente do Forum de Desenvolvimento do Rio.

Conversamos sobre a importância cidadã da linguagem clara, especialmente nas casas legislativas. Foi um ótimo papo.

O Rio em Foco sobre linguagem clara vai ao ar nesta segunda (12/11), às 22h. Terá reprise sábado (17/11), às 17h, e no domingo (18/11), às 20h. A partir de terça (13/11), estará disponível também no YouTube – vou compartilhar o link aqui.

Reproduzo abaixo o texto de divulgação que a TV Alerj está distribuindo sobre a minha entrevista no Rio em Foco.

***

A linguagem clara é um movimento que já existe em outros países e que chega ao Brasil com o lançamento do livro “Clareza em Textos de e-gov, uma questão de cidadania”.

No Rio em Foco desta segunda (12/11), a jornalista e empreendedora Heloisa Fischer, autora da publicação, fala da importância de chamar atenção para esta causa e o campo que isso abre aos estudantes de Comunicação Social. O programa vai ao ar às 22h na TV Alerj (Canal 12 NET).

Heloisa Fischer defende o direito de as pessoas entenderem as informações de interesse coletivo dispostas nos contratos e documentos. Segundo ela, o principio na hora de escrevê-los deveria ser o de orientar, informar e instruir o cidadão.

“Esse movimento é conhecido internacionalmente como plain language, que significa linguagem simples, fácil ou clara. Quando comecei a pesquisar sobre o tema, decidi abordar a questão do governo eletrônico já que o Brasil é um dos primeiros países a aderir ao projeto de governo aberto internacional, além de termos a lei do acesso à informação”, explica Heloisa.

Durante o programa, a jornalista também fala sobre as técnicas de escrita e design que contribuem para a formulação de um texto mais simples e com uma linguagem que seja facilmente entendida.

“O objetivo é fazer uma comunicação escrita que seja tão clara que o cidadão vai ler, conseguir identificar a informação que está procurando e, principalmente, usá-la de forma correta”.

O programa Rio em Foco tem reprises no sábado (17/11), às 17h, e no domingo (18/11), às 20h. A partir da terça-feira (13/11), ele também fica disponível no canal do youTube (https://www.youtube.com/user/forumdesenvolvimento)  do Fórum de Desenvolvimento do Rio e  no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s