A culpa não é sua!

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que leitores tendem a se culpar por não entenderem instruções mal escritas ou mal diagramadas.

A pesquisadora Karen Schriver tinha o objetivo de avaliar como os consumidores respondem afetivamente a manuais de produtos eletrônicos. E o que ela descobriu é surpreendente: a maioria se sentia culpada por não compreender as informações.

4905024645_435888ff9c_b.jpg
Foto: Flickr CCPowlos

A mesma pesquisa constatou que na maioria dos casos o problema estava no texto e não na capacidade de leitura das pessoas.

Ainda assim, o sentimento de culpa levaria os leitores a se sentirem incompetentes para lidar com textos desse gênero. Isso acabava provocando relutância para ler manuais.

É importante lembrar que uma das diretrizes da linguagem clara é fazer com que qualquer leitor compreenda qualquer informação. Para isso, quem escreve o texto deve se colocar no lugar do público que irá atingir.

Ou seja, a culpa não é sua!

Você já esteve em alguma situação em que não entendeu o que estava escrito? Tira uma foto e manda para a gente! Vamos analisar os casos juntos?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s