Pitch com linguagem clara

Algumas semanas atrás, participei de uma banca para avaliar o pitch de empreendedores do Parque Tecnológico da UFRJ e sinalizar o que poderia ser melhorado.

A banca era formada por profissionais de diversas áreas. A mim, coube avaliar se a linguagem estava clara.

No jargão do empreendedorismo, pitch é a apresentação de um projeto para potenciais financiadores.

Os fundadores do negócio têm um tempo curto para vender suas ideias. Em poucos minutos, precisam transmitir informações-chave do empreendimento.

Como financiadores costumam assistir a vários pitches em um mesmo encontro, é importante o empreendedor se diferenciar. A linguagem da apresentação precisa ser objetiva e persuasiva.

Evidentemente, há diversos aspectos do negócio sendo avaliados em encontros deste tipo. Mas quem expõe suas ideias com clareza tende a sair na frente. Leva vantagem quem tiver expressão oral ágil e conseguir projetar um material bem escrito e diagramado.

demoday

Em um pitch, é preciso sustentar a atenção do potencial financiador até o fim e conseguir se destacar entre os demais empreendedores. A linguagem pode ser uma poderosa aliada neste momento.

Foi instigante colaborar para fortalecer as habilidades de comunicação de empreendedores que já são altamente qualificados nos negócios que idealizaram.

Agradeço a Lucimar Dantas, gerente de articulações corporativas do Parque Tecnológico, o convite para participar da banca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s