Conferência debate linguagem clara com clientes

Falta pouco para o evento de gala da linguagem clara. De 21 a 23 de setembro, a cidade de Graz, na Áustria, recebe a 11ª Conferência Internacional da PLAIN (Plain Language Association International). O tema desta edição é “Melhorando o relacionamento com clientes”. A expectativa é de que cerca de 250 pessoas compareçam ao evento.

A programação inclui apresentações e discussões lideradas por 70 palestrantes de 20 países diferentes. Muitas das falas vão abordar casos em que empresas ou governos passaram a se relacionar melhor com seu público-alvo após a adoção da linguagem clara em suas comunicações.

Qualquer pessoa pode se inscrever para participar da conferência por meio deste link. Até 31 de agosto, a inscrição custa 350 euros. Depois, o preço passa a ser 375 euros. Vale destacar que a próxima oportunidade de participar dos debates será só em 2019, já que a PLAIN organiza o evento a cada dois anos.

“Todos nós somos clientes em algum tipo de relacionamento: cidadãos e governo, paciente e médico, cliente e advogado. A linguagem clara ajuda a reduzir mal-entendidos e informações erradas tanto nessas como em várias outras situações”, explica ao COMCLAREZA a diretora de desenvolvimento profissional da PLAIN, Jana Goldman.

Torre do relógio da cidade de Graz, na Áustria, que recebe a próxima conferência da PLAIN (Crédito: Österreich Werbung / Julius Silver)
Torre do relógio da cidade de Graz, na Áustria, que recebe a próxima conferência da PLAIN (Crédito: Österreich Werbung / Julius Silver)

Quando, ao contrário, a comunicação a clientes é confusa e pouco clara, abre-se brecha para uma série de problemas. Jana ressalta que os mal-entendidos que surgem da ausência de clareza podem causar perda de dinheiro, produtividade, tempo, confiança e até de vida.

“A linguagem clara resulta em experiências melhores tanto para clientes quanto para os próprios funcionários da empresa ou do governo”, afirma.

Uma das novidades da edição deste ano é justamente a localização. “É a primeira vez que a conferência da PLAIN acontece na Áustria. Um dos nossos objetivos é levar o evento a cidades em todo o mundo”, diz Jana. As dez edições anteriores aconteceram na Irlanda, Suécia, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Canadá.

“Também é a primeira vez em que teremos tradução simultânea para o alemão nas palestras, apresentadas em inglês. Isso fortalece nossa missão como uma organização internacional”, conclui a diretora de desenvolvimento profissional da PLAIN.

Além da conferência que a PLAIN organiza em anos ímpares, o movimento mundial da linguagem clara tem outro evento de porte. É a conferência da associação Clarity International, que ocorre em anos pares. A próxima edição será em 2018, em local ainda não anunciado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s