Rio alterou ônibus e mudou meu caminho

Em março de 2016, a prefeitura do Rio de Janeiro promoveu uma ampla alteração nas linhas de ônibus da Zona Sul. Os ajustes ocorreram em meio a outras adaptações no sistema de mobilidade da cidade.

Algumas linhas da Zona Sul foram extintas, muitas mudaram. Outras só trocaram de nome. Houve as que modificaram número e trajeto.

O comunicado se deu principalmente por meio de cartazes como este, que segue colado no ponto de ônibus mais próximo da minha casa:

racionalizacao pontos de ônibus
O cartaz colado no meu ponto

Na primeira vez que vi o cartaz, parei diante dele. Fiquei uns bons minutos tentando ler e entender.

O título “Racionalização Zona Sul”, irônico até a medula, faz Descartes girar na tumba.

Ri, fiquei indignada, com raiva, me senti tratada como imbecil, tive vontade de chorar. Mas esses seriam os desdobramentos mais leves. O pior veio depois, no dia-a-dia.

Passado mais de um ano, eu e milhares de usuários ainda estamos tentando assimilar as mudanças. Pegamos ônibus errados, perdemos tempo, dinheiro e paciência.

Racionalização Zona Sul, o título do cartaz que fez Descartes girar na tumba

Demorou para decifrar as tais linhas Troncal e Integrada, uma das grandes mudanças do sistema. Por motivos que fogem à razão, elas estavam na última posição do cartaz, com o menor tamanho de letra. Descartes em convulsão.

Houve vários protestos, mas a prefeitura não reconsiderou as alterações e nem providenciou melhores materiais de comunicação. Os mesmos posters seguem lá, confundindo os usuários.

Quando a cultura da linguagem clara estiver difundida no Brasil e houver consenso em torno dos benefícios sociais que ela traz, condutas absurdas como esta serão mais raras.

O direito de entender é uma questão de cidadania, especialmente em uma sociedade pouco alfabetizada como a nossa.

Quero colaborar para esta construção cidadã e, para isso, mudei meu rumo. Após muito tempo de atividade na música clássica – onde aprendi a facilitar compreensão e traduzir jargão, sem perder a profundidade –, chegou a vez de difundir, pesquisar e praticar a comunicação clara em variados campos.

O blog é o marco zero do novo percurso. Que venham aí clareza, entendimento, ação e mudança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s